segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Correr ou morrer


Este post tem um sabor ligeiramente amargo, mas acima de tudo muito doce. Amargo porque é triste concluirmos que passamos horas das nossas vidas nos locais de trabalho rodeados de pessoas que julgamos conhecer, mas sobre as quais sabemos muito pouco. E doce porque o Acordo Fotográfico, a pretexto de um livro, me levou a descobrir a outra face da vida do Telmo, um colega de trabalho. E, a julgar pelo brilho dos seus olhos e pelo sorriso com que me falou da sua "outra vida", arrisco afirmar que essa é a parte mais luminosa dos seus dias... Não foi assim há tanto tempo que o Telmo trocou os campeonatos de Playstation e os fins de semana no sofá pelo triatlo e, sobretudo, pelas corridas de montanha. Quando o comum dos mortais se senta à secretária e toma o primeiro café do dia para espantar o sono, o Telmo já correu, já nadou ou já andou de bicicleta, atividades que repete depois do expediente. Por estes dias, ele e a mulher preparam uma prova duríssima, a Maratona das Areias (Marathon des Sables), que consiste numa corrida de seis dias no deserto do Sara, onde percorrerão 250 Km com uma mochila às costas. A preparação passa, também, pela leitura de "Correr o Morir", de Kilian Jornet, um jovem espanhol campeão de corridas de montanha. O Telmo contou-me tudo isto no Quintal, onde o encontrei. Quem quiser pode, também, vê-lo aqui.

PS - Bem sei que as duas últimas fotografias não estão famosas. Peço desculpa aos fotografados e paciência a quem visita o Acordo Fotográfico. A lente que estou a experimentar é um bicharoco difícil de domar. Ou então sou eu que não tenho jeitinho nenhum para isto...

7 comentários:

Telmo Veloso disse...

De facto é triste passarmos muitas horas rodeados de pessoas e desconhecemos quem são, do que gostam e o que fazem fora do expediente. Eu também não sabia da tua paixão por livros e pela fotografia. Na atual sociedade vivemos isolados, não "perdemos" tempo a conversar com quem está ao nosso lado. É pena, porque há tantas experiências que deviam ser partilhadas.

Parabéns pelo teu blog, é uma ideia engraçada de promover e incentivar à leitura.
Ganhaste um seguidor.

sofia costa disse...

Este blogue é uma delícia e eu passo cá todos os dias!

É engraçado também encontrar aqui colegas de trabalho e poder conhecer um pouquinho das vidas interessante que têm fora do trabalho... Embora eu não conheça o Telmo pessoalmente, da sua atividade soube através de outros colegas quando ganhou a última Maratona do Deserto... Grande feito! Parabéns!

Sónia Monteiro disse...

Conheci hoje o blog e queria dar os parabens pela ideia tão original e tão simples! Adorei o conceito e fiquei fã. :)

Pan disse...

Gostei muito deste espaço, virei aqui sempre que puder. obrigado.

ps: roubei-lhe uma foto para linkar o seu blog no meu, espero que não me leve a mal.

Totoia disse...

Que lufada de ar fresco!! Que giro, para quem gosta de fotografia, adora ler e adora saber o que os outros andam a ler este blogue é perfeito.

Boa!

Helena Sacadura Cabral disse...

Belo blogue. E uma curiosa forma de comunicar com os outros e com os livros dos outros!
Fiquei fã. Obrigada!

R disse...

Adorei a ideia. Vou seguir com atenção.