terça-feira, 13 de novembro de 2012

Maria, a sócia (concentradíssima)


No mesmo fim de tarde em que tirei esta fotografia, conheci a Maria que viajava no mesmo autocarro, sentada quase em frente à Isabel. A primeira coisa que a Maria fez questão de me dizer quando lhe perguntei sobre os seus hábitos de leitura, é que é sócia do Círculo de Leitores há quase 40 anos e que ao longo destas quatro décadas tem lido de tudo um pouco. Coleccionou e leu as obras de autores tão diversos como Eça, Camilo, Saramago, Lobo Antunes, Sveva ou Danielle Steel. No momento em que falámos estava a ler "O Mar Dourado", um romance de Konsalik de quem já tinha lido outros dois livros e cuja escrita considerou ser muito diferente de tudo aquilo a que estava habituada até então. 

Para tomar as minhas notas, sentei-me em frente à Maria e ao lado da Isabel. E depois de arrumada a câmara fotográfica e guardado o bloco onde colecciono as histórias que para aqui transcrevo, mantive-me sentada junto a estas duas leitoras com quem acabei por seguir em amena cavaqueira até à minha paragem. Para mim — que de uma forma geral ando de auriculares nos ouvidos para me concentrar na leitura ou simplesmente para evitar ouvir, à força, detalhes cabeludos sobre as vidas alheias que se discutem sem pudor, alto e bom som — deslocar-me de transporte público até casa enquanto conversava sobre leituras com duas simpáticas desconhecidas foi um prazer. Graças aos livros, aquele dia da trabalho acabou mesmo bem!

Sem comentários: