sábado, 15 de junho de 2013

Maktub


Não há coincidências. Tudo acontece por uma razão. O que tem de ser tem muita força. Às vezes uma pessoa ouve estas pérolas da boca dos outros e até revira os olhinhos. Mas a verdade é que eu gosto de acreditar nisto do destino e quem passa mais tempo comigo sabe que não são poucas as vezes em que, a propósito de uma qualquer "concomitância acidental de dois ou mais fenómenos", sou a primeira a trautear: jááá estaaavaaa escriiiiiiiiiitoo! Gosto de pensar que naquela manhã de sábado, mais do que noutra manhã qualquer e mais do que qualquer outra pessoa, saí de casa para uma sessão de fotografias na Biblioteca Municipal Almeida Garrett sem saber que a vida me reservava uma boa surpresa. Há dias o António confessou-me que quando me aproximei e me apresentei, ele nem queria acreditar que até dentro de uma biblioteca andava gente a tentar vender coisas... Ri-me às gargalhadas! Mas depois também me disse que mais tarde, quando chegou a casa, contou à mulher que tinha saído apenas para ir consultar um livro chato à biblioteca ("Notas Portuguesas de Documentação e Infomação - CT 7") e que o dia acabara por correr melhor do que o previsto. É que o António, enquanto finalista do Curso de Gestão de Património da Escola Superior de Educação do Porto, estava a trabalhar com os seus colegas na organização do evento "Sete Países, Uma Língua", e quando percebeu o que era o Acordo Fotográfico perguntou-me se eu não estaria interessada em expor umas fotografias durante aquela semana cultural. Foi assim, graças a este encontro aparentemente acidental, que aconteceu a segunda exposição do Acordo Fotográfico. Maktub!


***

There are no coincidences. Everything happens for a reason. What has to be has to be. Sometimes we hear these pearls of wisdom out of other people mouths and even roll our eyes. But the truth is that I like to believe in faith and who spends time with me on a daily basis knows that I quite often hum "jááá estaaavaaa escriiiiiitoo!" (it was meant to be) whenever there is "a sequence of events that although accidental seems to have been planned or arranged". I like to think that on that Saturday morning, more than any other morning and more than any other person, I left home towards the Almeida Garrett Municipal Library for a photo shoot without knowing that life had a good surprise reserved for me. A few days ago António confessed that when I got closer and introduced myself, he thought and couldn't believe that someone was selling things inside a Library... I laughed out loud! But he also said that later, when he got home, he told his wife that he only went out to consult a boring book at the library ("Notas Portuguesas de Documentação e Infomação - CT 7") and that the day ended up better than expected. This is because António, as a major of the Heritage Management Course from the Education University of Porto, was working with his colleagues on the organization of the event "Seven Countries, One Language" (about the Community of Portuguese Language Countries) and when he understood what Acordo Fotográfico was about he asked me if I was interested in exhibiting some photos during that cultural week. It was this way, thanks to this encounter apparently accidental, that the second exhibition of Acordo Fotográfico came to life. Maktub!  
Translated by Marisa Silva

Sem comentários: