terça-feira, 22 de maio de 2012

O Autor & O Livro - II



No último domingo assisti pela primeira vez a um "Porto de Encontro", um ciclo de conversas com escritores que acontecem mensalmente no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Esta sétima edição do evento teve como convidado Francisco José Viegas, atual Secretário de Estado da Cultura, que assume ser, acima de tudo, escritor. Afirmou, aliás, que apesar da manifesta falta de tempo, recorre à escrita por uma questão de sanidade mental e que, no que lhe diz respeito, a literatura nunca para porque "uma pessoa não está escritor. É." E, para surpresa de muitos, anunciou que em breve será editado um novo romance seu chamado "O Colecionador de Erva", um policial que terá como protagonista o carismático Inspetor Jaime Ramos.

Foi no final da conversa, à saída do auditório, que lhe pedi uma fotografia  para a rubrica O Autor & O Livro do Acordo Fotográfico, pedido a que respondeu positivamente com a simpatia que lhe é conhecida. Aqui fica o retrato de Francisco José Viegas (com o seu último romance publicado), o escritor que está Secretário de Estado da Cultura e para quem "às vezes, a vida que vem nos livros é que é a verdadeira."

Sem comentários: