quinta-feira, 28 de junho de 2012

Juan Miguel, Anne Frank e uma aposta


Faltavam cerca de duas horas para a meia-final do Euro 2012 entre Portugal e Espanha, quando encontrei o Juan Miguel, sentado à entrada da Reitoria da Universidade do Porto, vestido com a camisola oficial das quinas e a ler uma edição mexicana do "Diário de Anne Frank". O Juan Miguel é de Sevilha, vive em Málaga, veio para Portugal fazer o Erasmus, acabou por ficar mais tempo por causa de dois estágios que teve a oportunidade de fazer, gozou uma temporada de férias entre nós e preparava-se para regressar a casa no dia seguinte a este nosso encontro. 

No que diz respeito ao livro, considerou-o uma daquelas obras obrigatórias que mais tarde ou mais cedo todos leem. A mãe já lho tinha recomendado muitas vezes e foi no seguimento de uma ida a Amesterdão, e de uma visita à casa onde Anne Frank e a família viveram escondidos durante a ocupação nazi, que decidiu lê-lo. Para além do mais, uma vez que já tinha lido alguma literatura sobre o nazismo, achou que esta seria uma forma de conhecer o outro lado da história.

E quanto à camisola que tinha vestida? Bem... fazia parte de uma aposta. O Juan Miguel ofereceu uma camisola da seleção espanhola a um amigo português, que retribuiu o gesto oferecendo-lhe uma camisola da seleção portuguesa. Ambos se comprometeram a usar as camisolas durante todo o dia da meia-final. No fim do jogo e pela noite dentro, aquele cuja seleção perdesse teria de andar em tronco nu pela cidade. Portanto, ontem à noite andou um português descamisado a passear-se pela baixa do Porto...

4 comentários:

365 Pedras ou Stones disse...

Livros, fotos , viagens e comentários divertidos!
Gostei muito deste Blog!

A. F. disse...

Olá 365 Pedras ou Stones! :) Obrigada pelas palavras simpáticas.

Entrelanas disse...

Ola sou Juan Miguel, obrigado pelo post gostei muito do blog tamebn acho fixe y diferente.

Aqui deixo o meu blog sao de fotografias para que vejas si quiseres, mando um abraço forte.

http://www.juanmiguelentrelanas.blogspot.com

A. F. disse...

Olá juan Miguel! Que grande surpresa me fizeste. Quando te conheci não me disseste que fazias fotografia. E que fotografia!! Adorei o teu trabalho. Parabéns! :-)