terça-feira, 19 de junho de 2012

Sebastian, em Kreuzberg (Berlim)


De todas as zonas de Berlim que visitei, a de que mais gostei foi aquela onde tive a sorte de ficar alojada: Kreuzberg. Ali — onde se juntaram, depois da queda do muro, uma enorme comunidade turca, jovens alemães vindos de todas as partes do país e jovens estrangeiros vindos de todas as partes do mundo — reina um ambiente de liberdade que é, no meu entender, a grande mais valia de Berlim. Não a achei particularmente bonita, fotogénica ou limpa, mas fui conquistada pela sua organização, pragmatismo, oferta cultural e descontração. Berlim é, como gosto de dizer, uma cidade sem merdas. E Kreuzberg, onde tudo é possível, foi o bairro que mais me marcou devido à sua energia cool e alternativa.

Foi aí, na Mehringdamm, que me cruzei com o Sebastian que estava quase a acabar de ler um enorme volume com todos os contos dos irmãos Arkady e Boris Strugatsky. Estes dois autores russos, de quem eu nunca ouvira falar, são particularmente conhecidos pelos seus textos de ficção científica e considerados dos autores mais importante do período soviético. Curiosamente, o Sebastian salientou que um dos aspetos mais interessantes destas histórias de ficção científica é terem por base uma crítica aos regimes totalitaristas. "É muito interessante" — disse-me ele com entusiasmo — "tens de ler!". 

3 comentários:

MCS disse...

Pelo menos um título foi editado pela Caminho, "Stalker". Aliás, este livro deu origem a mais uma obra-prima do Tarkovski com o mesmo nome.

SEVE disse...

irmãos Arkady e Boris Strugatsky, curioso...não conhecia, ZERO...vou estar atento.

Mais uma vez parabéns por este excelente blogue.

A. F. disse...

Olá SEVE! Acabo de fazer uma pesquisa na WOOK e fiquei surpreendida porque encontro referência a nove títulos traduzidos e editados em Portugal. E obrigada pelas palavras simpáticas! ;-)