terça-feira, 11 de setembro de 2012

Algum dia isto havia de acontecer


Quando me entrevistou para o P3, a jornalista Inês Nadais perguntou-me se já me tinha deparado com alguém a ler um eBook. Na altura respondi-lhe que ainda não tinha encontrado ninguém a ler num tablet ou num eReader e que caso isso acontecesse não saberia muito bem o que fazer, até porque sempre concebi o Acordo Fotográfico como um blogue de leitores com livros (em papel) na mão. De lá para cá, foram muitas as ocasiões em que me cruzei com gente a ler em suportes digitais (em Berlim, por exemplo, foi muito frequente), mas impôs-se sempre a seguinte pergunta: o que estarão a ler? Um email? Um jornal? Um relatório de vendas? E como poderei abordá-los? Algo do género "Desculpe, não se importa de me dizer o que está a ler para que eu decida se quero ou não fotografá-lo/a para o meu blogue?" nunca me pareceu ser opção... Por isso fui adiando o momento, segura de que algum dia a ocasião perfeita surgiria sem que eu a forçasse. 

Foi há dias, numa sala de espera, que a Teresa se sentou num sofá ao meu lado e puxou de um iPad. Sorrateiramente, olhei pelo canto de olho e li as palavras que me levaram a deduzir que se trataria de um eBook: "Chapter One". E não me enganei. Aproveitando as férias, a Teresa estava a começar a ler o romance "The Holyday", da autora Kate Perry. Comprou-o na Amazon, onde costuma adquirir livros para o Kindle, mas optou por ler este no iPad. 

1 comentário:

Vespinha disse...

E eu acho que é algo que dificilmente irei fazer. :) Uso o iPad para ver os blogues, o FB, o mail e as notícias... mas quando se trata de «ler a sério» ninguém me tira as folhinhas de papel, sem brilho!