domingo, 30 de dezembro de 2012

A Cláudia & O Cérebro


Todos os primeiros domingos de cada mês o Mercado Ferreira Borges (atual Hard Club) acolhe, desde abril, um Mercado Biológico onde se vendem produtos variados, provam-se alimentos e se pode assistir a palestras sobre o tema. Naquele domingo, entrei no edifício sem saber ao que ia. Na verdade andava com uma amiga à procura de um local para almoçar, num périplo que tinha começado junto à Praça dos Leões, mas depressa me distraí com a feira, que foi uma surpresa, e com a visão de uma leitora sentada numa das bancas mais próximas da entrada.

Naquela feira de produtos biológicos, a Cláudia representava a marca Organii, uma linha de cosmética biológica certificada. À hora do almoço, por haver menos clientela, aproveitava para se entreter com "O Hobbit", de Tolkien. O livro fora-lhe emprestado naquele dia por uma colega e era uma leitura que fazia por acaso, já que o seu livro — "O Homem Que Confundiu a Mulher Com Um Chapéu" — tinha ficado esquecido em casa. A Cláudia, que diz não ler tanto quanto gostaria, sente um grande fascínio sobre tudo o que tem a ver com o cérebro, os seus mecanismos e os seus mistérios, daí estar a ler o livro de Oliver Sacks, onde o psicólogo relata casos clínicos de pacientes seus. Antes deste ensaio tinha lido, também, "A Alma Está no Cérebro", de Eduardo Punset, um livro que ajuda a descortinar alguns dos grandes segredos do cérebro. 

Naquela tarde acabei por almoçar numa esplanada junto ao Douro, mas uns dias mais tarde o acaso levou-me de novo ao Mercado Ferreira Borges onde jantei na cervejaria O Mercado, que a Cláudia me tinha recomendado depois de terminada a nossa conversa sobre livros. Deixo-vos aqui a dica: o espaço é amplo e bem decorado, os petiscos são deliciosos, o atendimento solicito e o preço em conta. Eu tenciono voltar.

Sem comentários: