sábado, 2 de março de 2013

Carlos & The Founding Fathers


Não foi há muito tempo que vi, num dos canais por cabo, um documentário sobre a conceção e construção do Shanghai World Financial Center, o arranha-céus mais alto de toda a China, que demorou onze anos a ser erguido. Lembro-me de ter pensado, na altura, que gostaria muito de poder visitar este edifício impressionante, assim como gostaria muito dar a volta ao mundo ou ir à lua. Estava, portanto, muito longe de poder imaginar que este desejo alguma vez se concretizaria...

Para além de contar com o famoso Sky Walk — o mais alto observatório de todo o mundo, situado a quase 500 metros de altura e totalmente transparente, que permite uma deslumbrante vista panorâmica sobre a cidade —, o Shanghai World Financial Center integra escritórios, um hotel de luxo, um centro de congressos, um centro para a cultura e os media e um centro comercial. Foi aí, na zona da restauração, que passei pelo Carlos, que estava sentado ao balcão de um restaurante japonês. 

O Carlos é um americano-colombiano que trabalha em Xangai e que naquele sábado tinha por companhia, à hora do almoço, o livro "American Sphinx: The Character of Thomas Jefferson", uma biografia que vai de encontro ao fascínio que sente por tudo o que diz respeito aos fundadores dos Estados Unidos e pela Revolução Americana. 

Sem comentários: