domingo, 22 de julho de 2012

Hugo e os segredos do sucesso


De férias no Algarve, o Hugo aproveitou o tempo livre para pôr a leitura em dia. Na tarde em que falamos, disse-me que já tinha lido o romance policial "Confia em Mim" e naquele momento estava bem avançado na leitura de "Outliers", um livro que decidiu ler em inglês para praticar o idioma. 

Nesta obra de Malcolm Gladwell, o Hugo achou particularmente interessante a análise que o autor faz de algumas histórias de sucesso. Explicou-me que, normalmente, atribuímos os casos de sucesso às qualidades inatas das pessoas e ao empenho que colocam no seu trabalho mas, de acordo com o autor de "Outliers", há outros factores determinantes a ter em consideração. Já ouviram falar no Efeito de Matthew? De acordo com este Efeito, por exemplo, um miúdo que tenha nascido em Janeiro tem mais hipóteses de ser um jogador de futebol americano de sucesso do que um miúdo nascido em qualquer outro mês do ano. E sabiam que são necessárias aproximadamente 10 mil horas de prática para se ser verdadeiramente bom numa determinada tarefa? Pelos vistos, esse foi o tempo que os Beatles investiram a tocar no Star Club de Hamburgo antes de se tornarem "mais populares que Jesus" e que Bill Gates investiu no planeamento da sua ideia de negócio, fazendo da Microsoft um sucesso estrondoso. 

De Malcolm Gladwell li, há uns anos, o livro Blink! de que gostei muito e que vos recomendo vivamente. Depois da conversa com o Hugo fiquei com muita vontade de ler este "Outliers" para descobrir que outros segredos conduzem ao sucesso. 

Sem comentários: