terça-feira, 24 de julho de 2012

Outros retalhos da vida de um médico


A Praia do Alemão, em Portimão, é uma outra pequena praia abrigada a que recorremos como alternativa nos dias de muito vento. Infelizmente, desta vez, cada centímetro do areal estava ocupado por alguém, por isso não nos demoramos muito. Ficamos apenas o suficiente para assistir ao "batismo" de praia da minha sobrinha de 18 meses, que se rendeu aos encantos da areia e do mar e, nos dias seguintes, voltamos à praia dos Careanos. Este desvio serviu, no entanto, para que eu conhecesse a Maria e lhe tirasse o que considero uma fotografia muito bonita, onde o seu chapéu vermelho surge em grande destaque. Foi, aliás, esse chapéu que primeiro me chamou a atenção. Quando vi que se preparava para começar a ler não perdi a oportunidade e fui falar com ela. 

"Um Crime Passional e a Reforma do Cabo Antão" era o título do conjunto de contos que a Maria estava a ler. O autor, António Carvalho, tinha sido seu formando e foi ele quem lhe ofereceu o livro. Médico de clínica geral há vinte cinco anos e de família há dezanove, António Carvalho começou a escrever há pouco tempo e, nesta obra em particular, inspirou-se nas muitas peripécias que foi vivendo enquanto exercia medicina por esse país fora. Contou-me a Maria que embora o autor tivesse mudado os nomes dos personagens, todos os relatos eram verídicos e alguns até exploravam detalhes menos agradáveis do exercício da medicina. "Acreditamos nos médicos, mas a verdade em que nem sempre deveria ser assim..." disse-me. Mas este facto não a impediu de considerar as histórias muito engraçadas e era com prazer que as lia.

1 comentário:

SEVE disse...

A propósito:
RETALHOS DA VIDA DE UM MÉDICO-um excelente livro esquecido de um autor esquecido - Fernando Namora.
Ora aqui está uma sugestão para férias.