domingo, 30 de março de 2014

Salvador da Bahia - Helia & Chimamanda Ngozi Adichie


Não foi há muito tempo que a Helia descobriu o Acordo Fotográfico — descoberta que se deveu à Inês, autora do InesBooks, que também já foi protagonista de um post —, mas tornou-se rapidamente uma seguidora assídua e entusiasta do trabalho que vou fazendo por aqui. E quando divulguei o projeto de volta ao mundo e a minha intenção de passar uns dias em Salvador da Bahia, a Helia, que tem um filho que já fez uma viagem semelhante, ofereceu-se de imediato para me receber. Na época, a sua mudança de Cascais para o Brasil por causa do trabalho do marido ainda estava a ser organizada, mas ficou logo combinado que quando estivesse definitivamente instalada haveria um quarto reservado para mim. E foi assim que, após vários meses de trocas de mensagens e conversas online, nos conhecemos pessoalmente na madrugada de 11 de março, quando me abriu a porta da sua casa com um sorriso meigo e me cumprimentou com a sua voz quente e doce. Esta luso-brasileira é, nos dias que correm, uma leitora inveterada e com muita disponibilidade para satisfazer a sua fome de livros. Mas nem sempre foi assim porque, embora tenha gostado de ler desde pequena, durante muitos anos a sua prioridade foi a educação dos filhos e o trabalho. "Agora estou numa fase mais caseira e voltei a ler muito para recuperar. O tempo em que você não está lendo é tempo perdido", disse. Nos dias em que estive em sua casa, estava a ler "Meio Sol Amarelo", de Chimamanda Ngozi Adichie, livro com o qual fiz questão de fotografá-la. Antes deste romance, a Helia tinha lido "A Cor do Hibisco", de que gostou muito, e a sua intenção é ler por ordem todos os títulos desta autora nigeriana. "Gosto de ler os textos cronologicamente", explicou, "foi o que fiz com os romances do Machado de Assis e da Philippa Gregory, por exemplo. E odeio deixar livros pela metade. Eu não acho certo! Fico agoniada se não acabar de ler", rematou.

***
Not long ago Helia found out Acordo Fotográfico, but she quickly became a regular and enthusiastic follower of the work I have been doing here. And when I revealed the around the world project and my intention to spend a few days in Salvador da Bahia, Helia, who has a son that made a similar journey, immediately offered to accommodate me. At the time, her move from Cascais (in Portugal) to Brazil due to her husband work was still being organized, but we agreed that once she would be settled there would be a room available for me at her apartment. And that was how, after several months of exchanging messages and chats online, we met personally on the dawn of March 11, when she opened the door to her house with a gentile smile and greeted me with her warm and sweet voice. This Luso-Brazilian is, nowadays, an inveterate reader and very available to fulfill her hunger for books. But it wasn't always like this because, although she enjoys reading since she was little, for many years her priority was the education of her children and work. "Now I'm in a more quiet phase and I went back to reading a lot to recover. The time you are not reading is lost time", she said. During the days I spent in her place, she was reading "Half of a Yellow Sun", by Chimamanda Ngozi Adichie, the book I insisted to take her picture with. Before this novel, Helia read "Purple Hibiscus", which she enjoyed very much and she intends to read by order all the titles of this Nigerian author. "I like to read the texts chronologically", she explained, "That was what I did with the novels of Machado de Assis and Philippa Gregory, for instance. And I hate leaving books unfinished. I don't think it is right! I get disturbed if I don't finish reading them" she ended.

2 comentários:

Margareth Gervason disse...

Esta é uma amiga especial que mora no meu coração!
Sei que lê muito, pq vive trocamos idéias com a minha filha.
Beijos amiga!

Anónimo disse...

Quando vens a Amazônia? Praticamos bastante o ato da leitura, consequência talvez das grandes distancias... (Uma viagem de Belém a Manaus de Barco leva 7 dias, leio uns 3 na viagem.)